Por que as empresas devem se preocupar tanto com a saúde de seus funcionários?
Quais são as vantagens dos planos de saúde para o negócio?
Como escolher as melhores operadoras? São essas respostas que você irá encontrar nesta leitura.
Como funciona o plano de saúde para funcionários?
Os convênios médicos empresariais são bem parecidos com os planos para pessoas físicas, mas têm algumas singularidades próprias.
Eles são coletivos, ou seja, as condições são oferecidas a todos os colaboradores — e o colaborador pode optar por participar ou não.
O Plano de saúde empresarial pode ser oferecido aos colaboradores e a membros de sua família. Sócios, gestores, aposentados, estagiários, trabalhadores temporários e menores aprendizes também podem ter acesso a esse benefício.
Além disso, pode haver ou não a coparticipação.
Se existir, o colaborador deve arcar com o pagamento de um percentual de todas as consultas, exames e procedimentos realizados
O restante está incluído na cobertura do plano contratado pela empresa.
Porque contratar um plano de saúde para minha empresa?
Muita gente pode até pensar que esse é um benefício que traz vantagens apenas ao colaborador, mas não!
A empresa ganha inúmeros benefícios que vão desde o trabalho desenvolvido até o abatimento de impostos.
Vamos falar agora sobre algumas vantagens para sua empresa:
Colaboradores mais motivados
Uma pesquisa feita pela Catho, divulgada pelo jornal O Dia, apontou que 74,6% dos brasileiros percebem o convênio médico como um critério de motivação para o trabalho.
Os planos de saúde para os funcionários influenciam diretamente no sentimento de pertencimento. Eles percebem que a empresa se importa com seu bem-estar e os valoriza. Por isso, uma boa consequência de oferecer plano de saúde empresarial aos colaboradores é uma equipe mais motivada e focada para valorizar esse benefício.
Aumento da produtividade
Colaboradores saudáveis vão produzir mais. Sendo assim, se a empresa investe em um plano de saúde para funcionários, a equipe conseguirá ter mais proatividade.
Isso se dá por uma série de fatores, dentre eles, a oportunidade oferecida pela empresa que mostra que eles não devem olhar apenas para o trabalho, mas também devem cuidar da vida pessoal, da saúde e do bem estar.
Funcionários que estão se sentindo bem, no amplo sentido da palavra, irão se dedicar mais e oferecer um trabalho de melhor qualidade.
Redução de afastamentos e da taxa de turnover
Uma grande dor de cabeça para os empresários são os afastamentos, absenteísmo e turnover. E um dos grandes motivos dessas falhas são problemas de saúde. Funcionários que não contam com um plano de saúde, acabam precisando faltar trabalho para realizar consultas e acompanhamento médico na rede pública, que geralmente possuem atendimento muito mais demorado que o setor privado.
Além disso, oferecer um plano de saúde empresarial aumenta o diferencial da empresa, pois se o colaborador receber propostas de outras empresas com esse benefício, as chances de ele trocar de empresa são maiores. Já pensou perder um funcionário excelente porque não fazer com que ele se sinta devidamente valorizado?
É isso que pode acontecer, gerando ainda mais gastos para o empreendimento.
Menos impostos com o plano de saúde empresarial
Junto com qualquer empresa, vêm os impostos.
E o plano de saúde empresarial pode ser um excelente aliado para conquistar descontos!
Apesar do investimento feito pelo negócio para proporcionar o plano de saúde dos funcionários, saiba que é também possível reduzir custos. Isso porque são oferecidos alguns incentivos fiscais pelo governo, como a redução ou até mesmo eliminação dos ônus tributários, seguindo sempre a legislação.
O plano se encaixa em um tipo de incentivo fiscal que ainda traz benefícios para os colaboradores, que podem descontá-lo diretamente na folha de pagamento do Imposto de Renda.
A empresa pode reduzir os gastos com o plano de saúde empresarial descontando-o diretamente do Imposto de Renda. Assim, plano de saúde empresarial não beneficia apenas os funcionários, mas como a empresa num todo.
Vantagem para pequenas empresas
A adesão de plano de saúde empresarial para uma empresa de porte pequeno pode, à primeira vista, não parecer algo vantajoso,
Principalmente para os negócios que ainda estão no primeiro ano de existência, aderir a um seguro de saúde pode ainda parecer financeiramente pesado para uma empresa em estruturação.
Porém, aderir a um plano de saúde empresarial é ainda mais importante quando há poucos funcionários. É necessário que a empresa passe a se preocupar com a saúde ainda nos primeiros anos de gestão.
Além disso, baixa produtividade e faltas dos funcionários por questões de saúde podem ser muito prejudiciais para um negócio com poucos colaboradores.
Como escolher as melhores operadoras?
O convênio médico precisa ser escolhido com bastante cuidado pela empresa, a fim de obter o melhor custo benefício para si e para seus funcionários.
A operadora precisa ser uma facilitadora do dia a dia tanto do negócio, quanto dos colaboradores que receberão o benefício.
Para isso, conte conosco para conhecer diversas opções de operadoras e planos de saúde que irão atender sua empresa. Faça uma visita ao nosso site e saiba mais!