NOSSO BLOG

Café – Vilão ou mocinho?

Há quem diga que café faz bem para saúde, outros alertam para um perigo.

Afinal de contas, o café é um vilão ou um mocinho?

Leia este conteúdo até o final para descobrir!

A resposta está na quantidade!

Tudo em excesso pode ser prejudicial.

Aquelas xícaras de café estratégicas para o dia começar bem ou para dar um gás na tarde fazem parte da nossa cultura, e são raras as pessoas que passam sem elas.

O hábito de tomar café, desde que em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), não oferece riscos ao organismo, muito pelo contrário, proporciona diversos benefícios.

1 – Quais são os benefícios?

café é uma bebida com grande quantidade de antioxidantes e outros nutrientes estimulantes, como a cafeína, por exemplo, que ajuda a prevenir o cansaço e outras doenças, como câncer e problemas do coração.

Combate o cansaço

Por ser rico em cafeína e outros bioativos, o café pode se tornar um forte aliado no combate ao cansaço, ajuda a melhorar a memória, o estado de alerta e a percepção, além de aumentar a capacidade de concentração para a realização de tarefas simples, a capacidade auditiva, o tempo de retenção visual e a diminuição do sono fora de hora.

Além disso, aumenta os níveis de energia, já que promove o aumento de alguns hormônios que ajudam a ativar os neurônios, sendo necessário ingerir 75 mg de cafeína (1 xícara de café expresso), no mínimo, para ter esses efeitos.

Mas é importante ressaltar que os efeitos variam de pessoa para pessoa, já que depende da capacidade que cada um possui para metabolizar a cafeína e eliminá-la do organismo.

Combate à depressão

Se consumido de forma moderada, a cafeína ajuda a prevenir a depressão porque interfere positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao seu efeito estimulante do sistema nervoso central.

Além disso, o consumo de café também está ligado a hábitos sociais de convívio, que estimulam a convivência com outras pessoas, e isso pode aumentar o bem-estar pessoal.

Estimula a perda de peso

Recentes estudos demonstram que o consumo de café favorece a perda de peso, já que contém diversas substâncias ativas que podem afetar o metabolismo e estimulá-lo, como é o caso da cafeína, da teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina, por exemplo.

Estes compostos fazem com que o organismo gaste mais calorias e queime mais gordura, favorecendo a perda de peso.

Protege o coração

café é rico em antioxidantes e possui efeitos anti-inflamatórios, componentes que ajudam a proteger as células do dano dos radicais livres e a reduzir a resistência a insulina, protegendo o coração e diminuindo o risco de infarto.

2 – Café + cochilo espanta o sono e aumenta a concentração?

Uma excelente dica para combater a sonolência logo depois do almoço ou no meio da manhã, por exemplo, é tomar 1 xícara de café preto e tirar um cochilo de 20 minutos logo a seguir.

Essas duas estratégias juntas é chamada de Coffee NAP, e favorece o funcionamento cerebral, deixando o sistema nervoso mais descansado e ativo para mais uma jornada de trabalho. Isso acontece porque  a cafeína e o descanso irão eliminar o excesso de adenosina acumulada no cérebro, que é o que causa cansaço e dificuldade de concentração.

Apesar de apenas 1 xícara de café já ser suficiente para se sentir mais ativo e concentrado, quando estamos muito cansados, pode ser preciso uma quantidade maior de café.

Além disso, não é recomendado dormir mais tempo para não chegar ao sono profundo, pois se não for possível dormir pelo menos 90 minutos, você irá acordar ainda mais cansado.

3 – Café em excesso pode ser um vilão para a saúde

Todos os benefícios citados acima valem para quando são tomadas até três xícaras de café por dia. Mais do que isso – ou seja, mais do que 250 ml diários – pode causar males à saúde.

O coração é o primeiro a ser lembrado disso. De acordo com especialistas, em excesso, o café aumenta a vasoconstrição, a pressão arterial e o risco de arritmia. Com isso, aumenta também o risco de infarto.

Por ser estimulante, a cafeína pode prejudicar o sono e levar à insônia.


Além do café, todas as bebidas com muita cafeína podem causar danos à saúde.

Estão aí os refrigerantes, os energéticos e até o chimarrão.

O que mais preocupa atualmente é o consumo de energéticos, principalmente quando associados ao álcool. Eles entram na corrente sanguínea e trazem um risco de infarto muito grande.

Resumindo, o café pode ser um excelente aliado na sua rotina e no cuidado com sua saúde, se consumido com cuidado e moderação.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos sobre saúde, acesse nosso blog!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn