Locomoção, mensalidade de academia e espaços cheios podem ser fatores de desânimo para quem deseja praticar atividade física. Por isso, separamos algumas dicas para que você aprenda a exercitar-se em casa. Leia até o final!
Muita gente acaba errando a mão na hora de fazer exercício em casa porque se empolga, ou até mesmo porque não faz os movimentos corretos e nem usa os acessórios certos.
Não é necessário todos os equipamentos de uma academia para fazer seu treino em casa, mas precisa tomar alguns cuidados fundamentais para não se machucar, não prejudicar sua coluna, seus músculos e, além de tudo, conseguir fazer um treino de sucesso.
Aqui vão algumas dicas:
- Se possível, faça uma avaliação médica
Exercitar-se em casa ou na academia é uma atividade que envolve diversos impactos e movimentos de várias partes do seu corpo. Por isso, é importante conhecer seu corpo e as possíveis limitações para evitar lesões. A consulta a um profissional é importante para que você defina corretamente seus objetivos e faça exercícios e uma dieta que se adequem à sua necessidade. Tendo um plano de saúde, essa dica fica ainda mais fácil! Veja!
- Use roupas adequadas
Exercitar-se em casa em casa também exige atenção, e o ideal é usar um tênis apropriado para fazer ginástica: principalmente se você for fazer aqueles circuitos completos disponíveis em canais do Youtube ou até mesmo em aplicativos. O tênis serve para amenizar o impacto do exercício nas articulações, principalmente em treinos que fazem você pular e flexionar o joelho. Você provavelmente irá movimentar o corpo inteiro e precisa proteger essa articulação. Também vale lembrar: use roupas leves. Nada de treinar de jeans e nem com roupas apertadas demais.
- Alongar é fundamental.
Quando a gente malha, nosso objetivo principal é alcançar resultados de uma forma rápida, e o alongamento parece apenas uma obrigação chata que nos impõem na academia. Ao exercitar-se em casa, não tem um professor para mandar em você, então, pular o alongamento parece fácil. Para absorver todos os benefícios da atividade física, você precisa desenvolver a capacidade motora da flexibilidade – um corpo mais flexível se machuca menos. O alongamento possui inúmeros benefícios, além de proporcionar alinhamento corporal, o que melhora sua postura e autoconfiança.
- Respiração
Respirar errado pode prejudicar o seu treino. Porém, a respiração correta pode te ajudar a fazer seus exercícios com mais intensidade – o que consequentemente melhora o seu treino. Quando inspiramos pelo nariz e soltamos lentamente pela boca, oxigenamos o nosso corpo e o ajudamos a continuar o exercício com mais força. Se você estiver fazendo abdominal, por exemplo, inspire na subida do exercício e expire na descida. Essa técnica respiratória faz toda diferença na hora de exercitar-se em casa.
- Não se distraia.
Treinar em casa te dá a liberdade de fazer exercícios a hora que você quiser e o dia que for melhor para você. Mas com essa liberdade, chegam várias armadilhas.
Por isso, fique atento! Tente não ficar grudado no celular, e respeite os intervalos entre as repetições e também não pare durante o treino contínuo de algum exercício aeróbico. Escolha um horário difícil para você se distrair e, de preferência, um horário em que você esteja sozinho em casa para evitar qualquer interrupção.
Interromper o treino reduz muito a eficácia dele, porque cada série e a duração de cada exercício é pensada exatamente para agir no seu músculo e no corpo da forma correta.
- Água nunca é demais!
Você precisa se manter hidratado ao exercitar-se em casa. Antes de começar, tome um copo de água! Mantenha uma garrafa por perto para se hidratar durante as séries e lembre-se: em nenhum momento do exercício em casa você deve sentir sede, afinal este já é um sinal de desidratação.
Beber bastante água é importante para melhorar seu desempenho, te dar mais disposição e melhorar a tonificação dos seus músculos.
Em tempos de quarentena, não abra mão do cuidado do seu corpo e saúde!
A liberdade de exercitar-se em casa pode te trazer resultados excelentes!
Além de liberar endorfina e proporcionar uma grande sensação de bem estar, exercitar-se em casa pode melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.
Você também pode contar com a gente para cuidar da sua saúde!
Se você quer alinhar todo esse autocuidado ao acompanhamento de um especialista, nós temos o plano de saúde ideal para isso! Para saber mais, acesse nosso site.